Distância, Distância Transaccional e Presenção Social
interacc.jpg
Interacção
Ao longo dos tempos e da evolução da educação a distância e e-learning, tem vindo a mostrar que existe a problemática da distância, que tem sido bastante estudada. Quanto à interacção a distância podemos ver que a principal característica é a falta de co-presença física dos sujeitos, segundo Moore esta interacção permite abertura de um espaço chamado “Distância Transaccional. Transacção é a distância que existe entre os indivíduos (professores e alunos) dentro de um espaço em que os intervenientes estão separados fisicamente permitindo um intervalo tanto psicológico (gap) e comunicacional.
Moore especifica que a distância transaccional é mais que um acontecimento de natureza psicológica e pedagógica libertando-se da ideia que seria de natureza espacial ou geográfica.
Dentro do modelo de Moore podemos verificar que:

ü Nível de interacção reduzido + nível estrutura elevado = Mais distante
ü Nível de interacção elevado + nível estrutura reduzido = Menos distante

A determinação da educação a distância é feita mais pela quantidade, qualidade da interacção e a forma como a estrutura pedagógica é feita. Quanto a interacção a distância segundo Fullford & Zhang nos seus estudos verificou que a interacção global tornou-se um verdadeiro indicador da percepção geral dos estudantes, não tanto quanto ao nível individual mas sim quanto a globalidade, mostrando o verdadeiro impacto da satisfação do estudante.
A expressão “sentir-se ligado” requer estar conectado e ser participativo com o grupo e com os outros intervenientes, partindo desta ideia Shin (2002;2003) menciona a existência de uma Presença Transaccional, que vem mostrar qual é o grau de percepção de um estudante de EAD, mostrando que te que existir:

ü Disponibilidade para” – implica um pedido necessário ou desejado, requerendo uma relação interpessoal entre ambos.
ü Ligação com”- acreditar ou ter um sentimento que ajuda a construir uma relação entre dois ou mais intervenientes fazendo uma apreciação aparente da dimensão.
presença_trans.jpg
A presença transaccional mostra que existe uma percepção real para os aprendentes que relacionam uma ligação entre intenção de presistir no curso, aprendizagem efectuada e grau de satisfação (ver gráfico).
Esta ligação tem que ser bem equacionadas ao longo de uma aprendizagem a distância pois através dos vários tipos e níveis de presença transaccional podemos ajudar os alunos a diminuir a distância psicológica (aumentar nível de interacção = aumentar nível de percepção da presença transaccional) mas também permite ao estudante uma maior autonomia e escolha na sua aprendizagem.

Comentário
É bastante importante, que os intervenientes dentro de uma aprendizagem consigam sentir que a distância, encontra-se cada vez menor e já nem a considerem um entrave no decorrer das suas actividades, conseguindo evoluir para uma presença transaccional. Quanto maior é o nosso envolvimento com a comunidade, mais interagimos e mais aprendemos e através destas comunidades educativas guiamos o nosso caminho para uma aprendizagem de qualidade.








Bibliografia
Quintas-Mendes, A.; Morgado, L. & Amante, L. (2010) - Comunicação
Mediatizada por Computador e Educação Online: da Distância à Proximidade.
In: Marco Silva; Lucila Pesce & Antônio Zuin - Educação online: cenário, formação e questõesdidático-metodológicas, Editora WAK, Rio de Janeiro,Brasil